terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Que história é essa de Estoria

Primeiro uma pequena definição uma das palavras mais usadas nesse blog.


ESTORIA

Essa palavra não consta em dicionários da língua portuguesa e esta escrita fora de sua gramática normativa. Mas ela é assim escrita para diferenciar da palavra HISTÓRIA.


Defino com ESTORIA uma narrativa de ficção de qualquer tipo, contada oralmente, de forma escrita ou em imagens e HISTÓRIA como acontecimento histórico real.


A palavra vem do inglês Story, utilizada no mesmo sentido e que se diferencia de History. Acredita-se que a primeira aparição de ESTORIA na língua portuguesa vem de Guimarães Rosa que se utilizava desse conceito.



Obrigado a minha amiga Jaqueline pelo toque e informações.

Um comentário:

Fernando Marés de Souza disse...

Na verdade "estória" já consta nos dicionários, pelo menos no Houaiss e Porto, e o primeiro uso é atribuído ao conde de Sabugosa.

"Estória e História constam do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa da Academia Brasileira de Letras. Como informa o Dicionário Houaiss, estória é uma forma divergente de história, "adoptada pelo conde de Sabugosa com o sentido de narrativa de ficção, segundo informa J.A. Carvalho no seu livro Discurso & Narração, Vitória, 1995, p. 9-11". Este dicionário é brasileiro; em Portugal, as últimas edições do dicionário da Porto Editora registram estória; esta palavra é actualmente utilizada com muita frequência com o sentido (registado no Dicionário Houaiss e no Porto Editora) de narrativa popular."